segunda-feira, 25 de abril de 2011

Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" (módulos de exposição)


No 3.º período, a exposição do clube "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" será finalmente apresentada à comunidade escolar!  Feitas as pesquisas e votações (quer pelos alunos e professores do clube, quer online), a mesma consistirá de sete módulos, a saber:
  • Nos Limites da Física;
  • Química: Viagem ao Mundo de Lilliput;
  • Batalha pela Vida;
  • Da Terra ao Universo Infinito;
  • Arte & Ciência;
  • Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade;
  • Múltiplos Olhares (fotografia de alunos e/ou outros).
Dentre os módulos anteriores, os seis primeiros encontram-se finalizados e prontos a expor no polivalente da escola, durante cerca de 15 dias, mais especificamente entre 2 e 20 de Maio.

Relativamente ao último módulo, intitulado Múltiplos Olhares, este consistirá nas 6/7 fotografias mais votadas pelos membros do clube e/ou online. Dentre as colocadas a votação, a maioria das fotografias foram captadas pela aluna Joana Raimundo e o seu pai (Fig.01 a 10).

Fig.01: Vista da Tapada de Mafra.

Fig.02: Gamo (espécie de veado) da Tapada de Mafra.

Fig.04: Flores do Jardim Botânico de Lisboa.

Fig.05: Vista do céu, na localidade da Seladinha.

Fig.06: Dente-de-leão (localidade da Seladinha).

Fig.07: Pormenor de uma flor (localidade da Seladinha).

Fig.09: Rã num lago, vista de lado (localidade da Seladinha).

Fig.10: Cauda de pavão.

Fig.11: Folhas vermelhas no Outono (localidade da Reboleira, Amadora).
Autor: José Rafael Correia, aluno da turma 8.º/6.ª.

Fig.12: Lírio do campo (Escola Básica Roque Gameiro).


sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reacções ácido-base (vinagre + fermento)

Explorada no clube de ciências pelos alunos que frequentam o horário de 4.ª-feira, a reacção química entre o vinagre e o fermento é uma reacção ácido-base muito simples de fazer, com materiais fáceis de arranjar. Os materiais necessários são:
  • vinagre;
  • fermento em pó (bicarbonato de sódio, NaHCO3);
  • um balão de borracha normal;
  • uma garrafa de plástico (no clube de ciências usou-se um balão de Erlenmeyer).

Ao juntar-se o vinagre com o fermento, a reacção ocorre de imediato, com a produção de dióxido de carbono (CO2) gasoso, o que origina uma efervescência característica.


A reacção é dita de ácido-base, porquanto o vinagre é uma solução ácida (devido ao ácido acético, CH3COOH, que contém) e o fermento é uma substância básica. A reacção química entre os dois produz água (H2O), um sal (NaCH3COO) e dióxido de carbono, de acordo com a equação química:

CH3COOH(aq) + NaHCO3(s) --> H2O(l) + NaCH3COO(aq) + CO2(g).

O seguinte vídeo documenta a reacção acima descrita, tal como foi realizada no clube de ciências.


A mesma reacção foi realizada em casa pelo aluno José Rafael (da turma 8.º/6.ª) como ilustram as fotografias abaixo.






Além do efeito engraçado do balão a encher com dióxido de carbono, a reacção entre o vinagre e o fermento pode ser facilmente adaptada para simular a erupção dum vulcão: basta substituir a garrafa por um modelo de vulcão (feito com plasticina, p. ex.) e adicionar corante alimentar vermelho para dar a aparência de lava à efervescência que resulta da reacção química.

Radiómetro de Crookes ("moinho de luz")

Aproveitando o material adquirido para o clube no ano lectivo anterior, no 1.º período, procedeu-se à exploração do funcionamento dos radiómetros de Crookes do clube, vulgarmente conhecidos como "moinhos de luz". A razão de ser deste último nome foi testada ao ar livre pelos alunos do clube (no horário de 6.ª-feira), como se pode confirmar no vídeo seguinte (autora do vídeo: Jéssica Nunes, 8.º/6.ª).


O radiómetro de Crookes é um aparelho com uma história engraçada, tendo alcançado uma fama considerável no séc. XIX como brinquedo de salão, na sequência da construção dos primeiros tubos de vácuo (no interior do bulbo de vidro há um vácuo parcial, i. é, o ar é mais rarefeito que no exterior).

Apesar de ser um excelente instrumento didáctico, o radiómetro de Crookes não é um verdadeiro "moinho de luz", porquanto não é a luz que provoca a rotação das palhetas do moinho, como geralmente se pensa e foi sugerido pelo criador do aparelho, Sir William Crookes (1832-1919). Na verdade, a rotação das palhetas é devida ao atrito entre o ar rarefeito e os bordos das palhetas, um fenómeno conhecido como "transpiração térmica".

Para saber mais detalhes sobre  o funcionamento do radiómetro de Crookes e o fenómeno da "transpiração térmica" ver aqui, aqui e aqui (esta última webpage está em inglês).

Combustões com metais

Outra experiência realizada no clube de ciências com os alunos inscritos no horário de 6.ª-feira, foram as combustões de metais, nomeadamente as do magnésio, lítio e sódio.  O material utilizado nessas combustões pode ser visto nas imagens abaixo apresentadas.


De entre as combustões efectuadas, a do sódio pode ser visualizada no vídeo seguinte (autora do vídeo: Jéssica Nunes, 8.º/6.ª).

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Leite mágico (uma experiência visualmente engraçada)

Uma experiência muito simples de fazer, encontrada no canal Scientific Tuesdays do YouTube (ver vídeo aqui), e levada a cabo no clube de ciências quer pelos alunos de 4.ª-feira (sob orientação da prof.ª Laura Pinto), quer pelos alunos de 6.ª-feira (sob orientação do prof. Orlando R. Gonçalves). O material necessário para executar a experiência é o seguinte:
  • leite gordo (se se utilizar leite magro ou meio gordo, os resultados da experiência não serão os pretendidos);
  • corates alimentares de várias cores (fáceis de comprar em qualquer supermercado);
  • detergente líquido para a loiça;
  • tina de vidro (ou outro recipiente similar).
As seguintes fotografias ilustram o material e o resultado final obtido pelos alunos de 4.ª-feira aquando da realização da experiência.


Por sua vez, a experiência do "leite mágico" realizada pelos alunos de 6.ª-feira pode ser visualizada no seguinte vídeo (autora do vídeo: Jéssica Nunes, 8.º/6.ª).


A experiência do "leite mágico" pode ser explicada da seguinte forma:
a densidade dos corantes alimentares é menor que a do leite gordo, pelo que estes ficam a flutuar à superfície do leite. Todavia, a adição do detergente vai interferir na tensão superficial do leite, provocando o afastamento da superfície das gotículas de gordura do leite, que, por sua vez, arrastam as moléculas dos corantes alimentares, gerando-se assim os padrões de cor característicos da experiência.

Livro de divulgação científica sugerido pelo aluno Guilherme Silva

Lido pelo aluno Guilherme Silva, da turma 7.º/4.ª, o livro "O Universo" de Iain Nicolson, da colecção Primeira Enciclopédia Familiar, editada pela Editora Impala, é a primeira sugestão de leitura de divulgação científica do clube, particularmente relacionada com a matéria de físico-química (e, em menor medida, de ciências naturais) do 7.º ano de escolaridade.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Visita de estudo do clube de ciências à exposição "A Casa com os Olhos da Ciência" do CCVA

A 26 de Janeiro de 2011 o Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer realizou uma segunda visita de estudo ao Centro de Ciência Viva da Amadora (CCVA), neste caso para ver a exposição "A Casa com os Olhos da Ciência", tendo a visita decorrido dentro da normalidade, apesar de alguns constrangimentos em termos de tempo.

Algumas das fotografias dessa visita de estudo encontram-se abaixo apresentadas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Nos Limites da Física (imagens votadas pelos alunos)

Com base em pesquisas realizadas pelo aluno João Carlos, da turma 8.º/6.ª, e imagens recolhidas pelo prof., estas foram as imagens mais votadas pelos alunos inscritos no clube para integrarem a categoria Nos Limites da Física da exposição "Ver o Invisível: A Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia", a realizar-se no início do 3.º período no pavilhão principal da escola.

Fig.01: Reflexão especular da luz.
Fig.02: Difracção da luz pela superfície dum CD aquecido no microondas.

Fig.03: Arco voltaico numa lâmpada de plasma globular.
Fig.04: Padrão fractal da couve-flor romana (espécie Brassica oleracea). 
Fig.05: Cérebro auto-replicante (padrão fractal).
Fig.06: Escala logarítmica da concha de um nautilus.
Fig.07: Fotografia realçada de trajectórias de partículas subatómicas
(e-, e+, etc.) na câmara de bolhas BEBC (Big European Bubble
Chamber) do CERN. Fonte: http://www.interactions.org.


domingo, 17 de abril de 2011

Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade (imagens votadas pelos alunos do clube)

Com base nas imagens pesquisadas pelos alunos António Pereira e João Baptista, da turma 8.º/8.ª, estas foram as imagens mais votadas pelos alunos inscritos no clube para integrarem a categoria Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade da exposição "Ver o Invisível: A Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia", a realizar-se no início do 3.º período no polivalente da escola.

Fig.01: Taj Mahal, Agra (Índia) [séc. XVII].
Fig.02: Atomium, ex libris da Expo' 58 de Bruxelas.
Fig.03: Torres gémeas Petronas em Kuala Lumpur (Malásia) [1998].
Fig.04: Biosfera de Montreal, ex libris da Expo' 67 de Montreal.

Fig.05: Pirâmide maia Chichén Itzá, península do Iucatão (México) [circa 600 a.C.].
Fig.06: Hotel Burj Al Arab, Dubai (Emirados Árabes Unidos) [2003].

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Visita de estudo à exposição "Viagem Espacial" do CCVA

 A 21 de Janeiro de 2011 o Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer realizou uma visita de estudo à exposição permanente "Viagem Espacial" do Centro de Ciência Viva da Amadora (CCVA), tendo a visita decorrido muito bem e com a total adesão dos alunos inscritos no clube.

Os professores do clube de ciências agradecem a disponibilidade manifestada pela prof.ª Isabel Borges e aos monitores do CCVA pelo acolhimento e recepção feitas aos alunos no âmbito da referida exposição.

Algumas das fotografias dessa visita de estudo encontram-se abaixo apresentadas.