quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Construção de um detector de movimentos a laser

Outro projecto orientado pelo prof. Orlando Gonçalves, com vista à participação na VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, foi a construção de um detector de movimentos a laser pelos alunos João Gil Ferreira (da turma 9.º/5.ª) e Alexandre Coelho, Jéssica Nunes e Mariana Costa (da turma 9.º/6.ª).

Fruto do interesse deste grupo de alunos pela área da electrónica (ver o website feira de ciências para um conjunto de tutoriais sobre electrónica básica), a construção do detector foi precedida pela tentativa de construção de um outro detector: um detector de metais para 'caça ao tessouro', que não foi bem sucedida dada a impossibilidade de obtenção de uma das peças-chave do respectivo circuito electrónico: o circuito integrado CS209A.

Após discussão de ideias e pesquisa na internet, em especial no website www.instructables.com, os alunos decidiram-se pela construção dum detector de movimentos com sensor de laser e sirene, i. é, um circuito de alarme contra intrusos como o que se pode ver no seguinte vídeo (embora o projecto desenvolvido pelos alunos seja ligeiramente diferente):



O material utilizado pelos alunos pode ser visualizado abaixo (todo ele de baixo custo e fácil de adquirir):                                                       
  1. sirene de 100 dB;
  2. resistência variável de 5 kΩ;
  3. transístor 2N3904 (de tipo npn);
  4. resistência variável com a luz (LDR);
  5. placa de circuito;
  6. condensador de 1000 μF;
  7. pilha de 9V GRUNDIG.
A conectar os vários elementos foram utilizados fios de ligação com crocodilos. A construção do circuito, executada essencialmente pelo aluno João Gil Ferreira, teve por base o diagrama esquemático que se apresenta a seguir (elaborado com a ajuda do Sr. Ciprião Esteves):
 
 
O transístor (elemento constituído por três componentes, o emissor, e, o colector, c, e a base, b) foi a peça mais problemática de instalar, dado que, numa 1.ª tentativa de construção do circuito, a troca da base com o emissor resultou num curto-circuito. Não obstante esse percalço, a construção do detector acabou por ser o primeiro projecto com a parte prática concluída; relativamente à parte escrita, o desempenho do grupo foi menos responsável, tendo sido avaliado com as menções de Satisfaz e Satisfaz Minimamente no relatório do trabalho de grupo e póster científico, respectivamente.


A montagem do circuito (ilustrada nas duas fotografias acima) começou pela ligação dos fios de ligação, da pilha, do condensador e do LDR à placa de circuito, de molde a conectá-los à sirene. Numa 2.ª fase, procedeu-se a soldagem dos vários componentes na placa de circuito, obtendo-se como resultado final (após acabamentos estéticos) o projecto visível na fotografia abaixo (laser + caixa preta contendo o circuito detector), totalmente funcional!  
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra (20 de Março)

A 20 de Março, os alunos inscritos no horário da prof.ª Laura Pinto participaram numa visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra (CCVSintra), onde puderam realizar as actividades dos 29 módulos interactivos do centro, distribuídos por cinco áreas temáticas (Água, Corpo Humano, Fenómenos da Física e da Química, Ambiente e Astronomia).

Para além das actividades anteriores, os alunos participaram também em duas actividades conduzidas por colaboradores do CCVSintra, directamente relacionadas com conteúdos abordados na disciplina de Físico-Química do 8.º ano, a saber: reacções de precipitação e de ácido-base. A escolha dessas actividades residiu no facto de a maioria dos alunos na visita serem do 8.º ano de escolaridade.

A balanço da visita resultou bastante positivo, dada a adesão e gosto demonstrado pelos alunos na realização das várias actividades propostas.

Abaixo apresentam-se algumas fotografias ilustrativas da visita de estudo ao CCVSintra.

domingo, 19 de agosto de 2012

Exposição e demonstrações de Química no espaço polivalente (13 e 20 de Março)

De 12 a 23 de Março, esteve patente no espaço polivalente da escola uma exposição sobre Química, originalmente apresentada na Festa do Avante, em Setembro de 2011, a propósito da celebração do Ano Internacional da Química (ver aqui e aqui para mais detalhes).
A par da exposição, nos dias 13 e 20 de Março, os alunos do Clube de Ciências inscritos no horário da prof.ª Laura Pinto, foram responsáveis por várias actividades experimentais de demonstração de conceitos de Química direccionadas a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do agrupamento escolar. As referidas actividades incluíram:
  • experiências de cromatografia em papel;
  • reacções ácido-base de bicarbonato de sódio com vinagre (ver aqui para mais detalhes sobre esta reacção química);
  • experiência do 'leite mágico' (ver aqui para mais detalhes sobre a expeiência);
  • reacções envolvendo o uso de indicador(es) ácido-base com vista à escrita de "mensagens secretas", tornadas visíveis pela mudança de cor do(s) indicador(es).
A 13 de Março, as actividades experimentais foram realizadas para alunos do 5.º ano da EB 2, 3 Roque Gameiro. Já no dia 20 de Março as demonstrações foram realizadas para quatro turmas: uma da EB1/JI Vasco Martins Rebolo (3.º ano); outra da EB1 Gago Coutinho (4.º ano) e duas da EB1/JI Terra dos Arcos (4.º ano).

As actividades realizadas nos dois dias decorreram bastante bem, sendo disso ilustração as fotografias abaixo.
 

sábado, 18 de agosto de 2012

Sessão de divulgação da VI Mostra Nacional de Ciência (13 de Fevereiro)

Na sequência de contactos efectuados com a Fundação da Juventude (entidade organizadora da Mostra Nacional de Ciência/Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores), realizou-se a 13 de Fevereiro, na sala E.4.1 da escola, uma sessão de divulgação do âmbito e objectivos da VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores aos alunos do clube inscritos no horário do prof. Orlando R. Gonçalves, bem como de motivação à participação no referido evento.

Mascote da VI Mostra
Nacional de Ciência.
 A sessão, dada pela Dr.ª Paula Graça da Fundação da Juventude, despertou bastante interesse por parte dos alunos presentes (distribuídos por quatro grupos, cada um deles com o seu projecto de ciências [ver aqui para mais detalhes]), tendo estes colocado várias questões sobre as etapas de participação na Mostra.  
 
A finalizar a sessão, foram distribuídos por todos os grupos de alunos catálogos da V Mostra Nacional de Ciência (ocorrida em Maio de 2011), tendo sido ainda projectado um pequeno vídeo motivacional/ilustrativo do ambiente deste tipo de eventos, neste caso relativo à IV Mostra Nacional de Ciência (ver vídeo abaixo).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Construção de uma câmara de nevoeiro (visita de estudo à Esc. Secundária Braancamp Freire)

No âmbito do trabalho de projecto "Construção de uma Câmara de Nevoeiro", desenvolvido pelos alunos Jeenal Mangi, João Carlos Antunes, José Rafael Correia e Tiago Martins (da turma 9.º/6.ª), com vista à participação na VI Mostra Nacional de Ciência, realizou-se a 23 de Novembro uma visita de estudo ao clube de ciências da Escola Secundária Braancamp Freire (ESBF) para esclarecimento de dúvidas sobre aspectos práticos da montagem da câmara, nomeadamente: (i) a sua estrutura; (ii) o seu isolamento térmico e formas de aquecimento; (iii) contactos para o fornecimento do "gelo seco" necessário ao arrefecimento da base da câmara e fontes naturais de radiação alfa.

A visita decorreu dentro da normalidade (agradecendo-se desde já a disponibilidade dos prof. do clube de ciências da ESBF), possibilitando aos alunos obterem informações complementares às pesquisadas na internet (ver aqui o protocolo principal seguido, arquivado no website Science in School), dada a experiência prévia dos prof. do clube com o trabalho em causa.

Legenda: rastos de partículas alfa emitidas por rochas radioactivas numa câmara de nevoeiro [projecto "Detectar Raios Cósmicos e Radioactividade na Terra" do clube de ciências da ESBF (ano lectivo 2009-10)].
Não obstante as dicas dadas pelos prof., o ponto central da visita (o esclarecimento de detalhes práticos relacionados com a construção duma câmara de nevoeiro artesanal) acabou por não ter o sucesso desejado, uma vez que a câmara de nevoeiro do clube de ciências da ESBF era uma câmara construída pelo LIP (Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas) e não uma câmara artesanal (objectivo de participação dos alunos na Mostra Nacional de Ciência).                                                                                                                             
Ainda assim, após a visita de estudo, e com o auxílio do prof. coordenador do projecto (Orlando R. Gonçalves), os alunos encetaram a construção da câmara de nevoeiro a partir dum aquário de vidro (marca BOYU) e dum tabuleiro de madeira e duma base de apoio metálica construídos especificamente para o efeito, tendo a câmara ficado concluída em finais de Abril (as fotografias seguintes procuram ilustrar as várias fases desse processo: pesquisa, preparação, montagem e fase de testes).
                                                                                                                       
O tabuleiro de madeira e a base de apoio metálica foram mandados fazer (pelo prof. coordenador do projecto) a partir de desenhos esquemáticos elaborados pelo aluno José Rafael Correia (cf. imagens seguintes).
   
Além da parte prática (construção da câmara de nevoeiro e subsequente fase de testes), os alunos tiveram também de executar a parte escrita do projecto, sendo de realçar aí o esforço e empenho da aluna Jeenal Mangi (principal responsável pela execução do póster científico e relatório do trabalho de grupo, ambos avaliados com a menção qualiativa de Bom).