sábado, 7 de setembro de 2013

Popper, a tábua de Galton e a experiência da dupla fenda: participação na VII MOSTRA NACIONAL de CIÊNCIA/21º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores (30 Maio a 1 Junho)

Seleccionado como um dos 100 projectos finalistas da
VII MOSTRA NACIONAL de CIÊNCIA/21.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, o projecto realizado pelos alunos André Gonçalves, Luís Miguel Gil e Daniel Domingues (da turma 9.º/6.ª), cruzando conhecimentos de estatística com trabalhos oficinais e a abordagem realista de Karl Popper à famosa experiência da dupla fenda [detalhes do projecto podem ser consultados aqui, aqui, aqui e aqui], acabou por ser um dos dois únicos projectos a representarem o concelho da Amadora no evento - o outro projecto foi de alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Mais relevante ainda, atendendo à esmagadora presença de alunos dos Ensinos Secundário e Técnico-Profissional (reflectida numa média de idades dos participantes de 17 anos), o projecto dos alunos do Clube de Ciências foi o único projecto de Ciências Exactas (na área científica de Matemática) realizado por alunos de Ensino Básico, todos eles com 14 anos de idade.

As fotografias abaixo documentam a participação do Clube de Ciências na Mostra Nacional de Ciência, realizada entre 30 de Maio e 1 de Junho no Museu da Electricidade de Belém.

Fig. 1: Os alunos do Clube de Ciências participantes na VII Mostra Nacional de Ciência/21.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores: Daniel Domingues, Luís Miguel Gil e André Gonçalves. 
Fig. 2: Dois dos alunos anteriores com o professor coordenador do projecto, Orlando R. Gonçalves.
Fig. 3: Entrada do pavilhão onde decorreu a VII Mostra Nacional de Ciência/21.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, com o mapa de localização dos vários projectos em competição.
Fig. 4: Identificação do projecto do Clube de Ciências (um dos três únicos na área científica de Matemática a concurso) no mapa anterior. 
Fig. 5: Momento de descontração dos alunos do Clube de Ciências, após montagem da banca do projecto [onde são visíveis as duas tábuas de Galton construídas pelos alunos e o póster científico elaborado para o concurso], no 1.º dia da competição (30 de Maio).  
Fig. 6: Outra perspectiva da banca do projecto do Clube de Ciências, sendo bem visível a identificação do projecto como pertencente à área científica de Matemática.
Fig. 7: Cerimónia oficial de abertura da VII Mostra Nacional de Ciência/21.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores (30 de Maio).
Outros projectos interessantes que estiveram presentes na Mostra Nacional de Ciência podem ser vistos nas fotografias abaixo: 
Fig. 8: O projecto 'Efeito ondulatório no movimento de um conjunto de pêndulos' (área científica de Física), vencedor de uma menção honrosa. Realizado por alunos do 10.º ano da Esc. Secundária Fernão de Magalhães (Chaves).
Fig. 9: O projecto 'Avaliação de um biofertilizante como agente de controlo contra o nemátodo do pinheiro' (área científica das Ciências do Ambiente). Realizado por alunas do curso secundário de Biotecnologia do Colégio Internato dos Carvalhos (Vila Nova de Gaia).
Fig. 10: Dois projectos de engenharia, lado a lado: o projecto 'Simulador Racing' de alunos da Escola Profissional de Felgueiras e o projecto 'SmartHouse - a casa inteligente' de alunos da Escola Profissional de Cortegaça.
Além da competição, foram organizadas (quer para alunos, quer para professores) visitas guiadas ao Museu da Electricidade, sendo de destacar a sala com modelos de centrais eléctricas...
Fi. 11: Vários modelos de centrais de produção eléctrica: parque eólico, central de painéis fotovoltaicos, reactor (ou usina) de biomassa e furo de geotermia. 
Fig. 12: Modelo da barragem de Castelo de Bode, situada nos limites dos concelhos de Tomar e Abrantes, utilizada para abastecimento de água a Lisboa e produção de energia eléctrica.
Fig. 13: Modelo da antiga barragem do Lindoso, situada nos limites do distrito de Viana do Castelo, perto de Espanha. Entrou em funcionamento em 1922 e foi substituída em finais da década de 1980 pela barragem do Alto-Lindoso.
e o espaço das experiências interactivas, com destaque para o equipamento de produção de arcos voltaicos e o globo de plasma (ver vídeos abaixo):


A cerimónia oficial de encerramento da Mostra Nacional de Ciência decorreu a 1 de Junho, onde se entregaram os prémios e menções honrosas aos projectos vencedores. A fotografia abaixo ilustra a entrega do prémio ao 1.º classificado: 
Fig. 14: O projecto classificado em 1.º lugar na VII Mostra Nacional de Ciência, intitulado 'Astrofísica experimental na área da espectroscopia: determinação de temperaturas e classificação espectral de estrelas'. Projecto realizado por alunos do 12.º ano da Escola Secundária D. Maria II (Braga).
Tal como em 2012, a participação do Clube de Ciências na Mostra deste ano saldou-se como positiva, dado o apuramento de um dos projectos submetidos pelo Clube para a final (o outro projecto, 'Vela Mágica - construção de um circuito electrónico LDR básico', acabou por não ser bem sucedido).

Nunca tendo antes ouvido falar de Karl Popper ou da experiência da dupla fenda, os alunos do projecto apurado consideraram que este foi uma boa experiência de aprendizagem, contribuindo para a sua formação científica, cultural e cívica, não obstante alguma falta de organização e de responsabilidade em determinadas fases do projecto. Em face de todo o trabalho desenvolvido, a sua prestação global, no Clube de Ciências, foi avaliada com a menção de Bomˉ.
 
A esse nível, e dado o esforço dispendido no consecução do projecto, quer pelos alunos, quer pelo professor coordenador, a participação na Mostra Nacional de Ciência acaba por se pautar por um aspecto menos positivo: o excessivo enfoque da organização e do júri no Ensino Secundário, acabando por passar quase despercebido e não reconhecido o trabalho dos alunos do Clube de Ciências, com apenas 14 anos, não obstante o apuramento do seu projecto entre os 100 melhores dos 130 que se submeteram electronicamente a concurso.


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