terça-feira, 12 de julho de 2011

II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências

A 11 de Maio realizaram-se as II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências, onde participaram vários alunos do clube, quer no escalão do 7.º ano, quer no escalão do 8.º ano de escolaridade.

As Olimpíadas em Ciências versam sobre matérias dadas nas disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais e enquadram-se no Projecto "Do Micro ao Macro" (visando a promoção da qualidade e excelência das aprendizagens dos alunos), desenvolvido pela escola no âmbito do Eixo 2 do PAPSE (Programa de Apoio a Projectos Socioeducativos) da Câmara Municipal da Amadora.

A (re)formulação das questões de Físico-Química relativas ao 7.º e 8.º anos ficaram a cargo dos professores do clube, tendo a prof.ª Laura Pinto (em conjunto com a prof.ª Lia Marujo) sido responsável pelas questões do 7.º ano de escolaridade e o prof. Orlando R. Gonçalves pelas questões do 8.º ano.

Os resultados obtidos pelos alunos inscritos no clube foram muito bons, nomeadamente no 8.º ano, uma vez que os cinco primeiros classificados eram todos alunos do clube. As classificações obtidas, até ao 5.º lugar, pelos alunos do clube foram então as seguintes:

7.º Ano de Escolaridade (classificações dos alunos do clube)
  • 1.º lugar: Pedro Santos, n.º 22 (7.º/4.ª)
  • 3.º lugar: Ricardo Peres, n.º 26 (7.º/3.ª).
8.º Ano de Escolaridade (classificações dos alunos do clube)
  • 1.º lugar: João Carlos, n.º 11 (8.º/6.ª)
  • 2.º lugar: João Pedro, n.º 12 (8.º/6.ª)
  • 3.º lugar: Jéssica Soares, n.º 29 (8.º/7.ª)
  • 4.º lugar: José Rafael, n.º 14 (8.º/6.ª)
  • 5.º lugar: Jeenal Mangi, n.º 9 (8.º/6.ª). 
Muitos parabéns, então, a todos os alunos do clube pela sua participação nas II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências!

    Visita de estudo ao Museu da Electricidade (em Belém)

    A 6 de Maio, os alunos do 7.º ano do clube foram em visita de estudo ao Museu da Electricidade, da Fundação EDP, tendo a visita incidido sobre o tema das Energias Renováveis.

    A visita começou com uma introdução ao estudo da electricidade ao longo dos séculos, complementada com experiências de carácter demonstrativo. De seguida, foram ainda realizadas simulações sobre a utilização de energias renováveis como a energia solar e a eólica.

    Na 2.ª parte da visita, foi explicado aos alunos como funcionava antigamente o museu, nos tempos em que era a Central Termoeléctrica de Lisboa, chamando-se a atenção para as condições de trabalho na altura. De seguida, os alunos puderam visitar as várias áreas do museu, realizando ainda algumas experiências sobre electricidade no final da visita.

    Algumas das fotografias tiradas na visita podem ser visualizadas abaixo.
    





    domingo, 10 de julho de 2011

    Sangue falso (uma reacção química para "vampiros")

    Uma experiência visualmente interessante de fazer, e que pode ser utilizada no Carnaval ou no Halloween, é a produção do tiocianeto férrico, [FeSCN]2+, um ião complexo com uma cor vermelho sangue característica.

    O [FeSCN]2+ pode obter-se por reacção entre uma solução aquosa de FeCl3 (cor castanha) e uma solução aquosa de KSCN (incolor). Estas soluções são fáceis de preparar, todavia, devem ser sempre diluídas, porquanto o FeCl3 e o KSCN são ambos nocivos, especialmente se ingeridos.

    Esta reacção é utilizada, p. ex., no cinema para simular cortes ou estigmas. Para isso passa-se na zona da pele em que se quer fazer aparecer o "sangue" (que não pode ter feridas abertas) algodão embebido na solução de KSCN, enquanto que o objecto que vai simular o corte (uma faca de Carnaval, p. ex.) foi passado na solução de FeCl3. Ao entrarem em contacto, as duas soluções reagem automaticamente originando a cor característica do sangue (devida ao ião [FeSCN]2+), dando assim a ilusão perfeita de um corte verdadeiro.

    Esta experiência foi realizada no clube de ciências pelos alunos do horário de 6.ª-feira, dando conta disso as fotografias que se apresentam a seguir:


    NOTA IMPORTANTE: Depois de feita a reacção, a zona da pele em que se fez aparecer o sangue deve ser bem lavada, de modo a não subsistirem restos das soluções de KSCN(aq) e FeCl3(aq).

    quarta-feira, 29 de junho de 2011

    Visita de estudo/actividade "Egglander" (CCVA)

    A 27 e 28 de Abril realizou-se mais uma visita ao Centro de Ciência Viva da Amadora (CCVA), neste caso, para a realização da actividade "Egglander" com os alunos do 7.º ano de escolaridade inscritos no clube de ciências.

    A actividade foi realizada sob orientação dos monitores do CCVA (aos quais os professores do clube agradecem desde já)  e contou com uma forte adesão por parte de todos os alunos envolvidos, consistindo na construção de um protótipo para fazer aterrar em segurança uma "sonda espacial" especial: um ovo de galinha. O grupo vencedor da actividade era aquele que conseguisse fazer aterrar a "sonda" em segurança, com a maior economia de meios.

    Algumas das fotografias tiradas a documentar a actividade são apresentadas abaixo.







    segunda-feira, 27 de junho de 2011

    Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" (2 a 20 de Maio)

    Entre 2 e 20 de Maio, decorreu-se na sala polivalente da escola o culminar de um dos projectos-chaves do clube, no presente ano lectivo: a Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia".

    As fotografias da exposição, dividida em sete módulos (Nos Limites da Física, Química: Viagem ao Mundo de Lilliput, Da Terra ao Universo Infinito, Batalha pela Vida, Arte & Ciência, Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade e Múltiplos Olhares), podem ser visualizadas abaixo. O último módulo (Múltiplos Olhares) consistiu inteiramente de fotografias tiradas pela aluna Joana Raimundo (da turma 7.º/3.ª) e pelo seu pai, escolhidas pelos restantes alunos do clube, dentre as várias fotografias colocadas a votação.

    Pelo seu contributo imprescindível à concretização da exposição, os professores do clube agradecem a todos os alunos do clube (e respectivos pais e encarregados de educação), com especial destaque para a aluna Joana Raimundo e o seu pai, pelos motivos supracitados.

    segunda-feira, 25 de abril de 2011

    Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" (módulos de exposição)


    No 3.º período, a exposição do clube "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" será finalmente apresentada à comunidade escolar!  Feitas as pesquisas e votações (quer pelos alunos e professores do clube, quer online), a mesma consistirá de sete módulos, a saber:
    • Nos Limites da Física;
    • Química: Viagem ao Mundo de Lilliput;
    • Batalha pela Vida;
    • Da Terra ao Universo Infinito;
    • Arte & Ciência;
    • Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade;
    • Múltiplos Olhares (fotografia de alunos e/ou outros).
    Dentre os módulos anteriores, os seis primeiros encontram-se finalizados e prontos a expor no polivalente da escola, durante cerca de 15 dias, mais especificamente entre 2 e 20 de Maio.

    Relativamente ao último módulo, intitulado Múltiplos Olhares, este consistirá nas 6/7 fotografias mais votadas pelos membros do clube e/ou online. Dentre as colocadas a votação, a maioria das fotografias foram captadas pela aluna Joana Raimundo e o seu pai (Fig.01 a 10).

    Fig.01: Vista da Tapada de Mafra.

    Fig.02: Gamo (espécie de veado) da Tapada de Mafra.

    Fig.04: Flores do Jardim Botânico de Lisboa.

    Fig.05: Vista do céu, na localidade da Seladinha.

    Fig.06: Dente-de-leão (localidade da Seladinha).

    Fig.07: Pormenor de uma flor (localidade da Seladinha).

    Fig.09: Rã num lago, vista de lado (localidade da Seladinha).

    Fig.10: Cauda de pavão.

    Fig.11: Folhas vermelhas no Outono (localidade da Reboleira, Amadora).
    Autor: José Rafael Correia, aluno da turma 8.º/6.ª.

    Fig.12: Lírio do campo (Escola Básica Roque Gameiro).
    

    sexta-feira, 22 de abril de 2011

    Reacções ácido-base (vinagre + fermento)

    Explorada no clube de ciências pelos alunos que frequentam o horário de 4.ª-feira, a reacção química entre o vinagre e o fermento é uma reacção ácido-base muito simples de fazer, com materiais fáceis de arranjar. Os materiais necessários são:
    • vinagre;
    • fermento em pó (bicarbonato de sódio, NaHCO3);
    • um balão de borracha normal;
    • uma garrafa de plástico (no clube de ciências usou-se um balão de Erlenmeyer).

    Ao juntar-se o vinagre com o fermento, a reacção ocorre de imediato, com a produção de dióxido de carbono (CO2) gasoso, o que origina uma efervescência característica.


    A reacção é dita de ácido-base, porquanto o vinagre é uma solução ácida (devido ao ácido acético, CH3COOH, que contém) e o fermento é uma substância básica. A reacção química entre os dois produz água (H2O), um sal (NaCH3COO) e dióxido de carbono, de acordo com a equação química:

    CH3COOH(aq) + NaHCO3(s) --> H2O(l) + NaCH3COO(aq) + CO2(g).

    O seguinte vídeo documenta a reacção acima descrita, tal como foi realizada no clube de ciências.


    A mesma reacção foi realizada em casa pelo aluno José Rafael (da turma 8.º/6.ª) como ilustram as fotografias abaixo.






    Além do efeito engraçado do balão a encher com dióxido de carbono, a reacção entre o vinagre e o fermento pode ser facilmente adaptada para simular a erupção dum vulcão: basta substituir a garrafa por um modelo de vulcão (feito com plasticina, p. ex.) e adicionar corante alimentar vermelho para dar a aparência de lava à efervescência que resulta da reacção química.