sexta-feira, 29 de julho de 2011

Resultados da VI Corrida de Carrinhos Solares

Os resultados obtidos pelos alunos do clube inscritos na VI Corrida de Carrinhos Solares foram muito bons, nomeadamente na categoria dos carrinhos de 1,5 volts, indicando-se a seguir as suas classificações até ao 10.º lugar (entre 20 equipas classificadas):
  • 2.º lugar: Jeenal Mangi (8.º/6.ª), Jéssica Soares (8.º/7.ª), João Gonçalves (8.º/6.ª) e José Rafael Correia (8.º/6.ª) [equipa Thunderbirds];
  • 6.º lugar: Diana Ciriaco (7.º/4.ª);
  • 7.º lugar: Alexandre Coelho (8.º/6.ª) e João Ferreira (8.º/5.ª);
  • 10.º lugar: Henrique Vasconcelos (7.º/4.ª) e Rui Santos (7.º/4.ª).
Na categoria dos carrinhos de 1 volt, entre 22 equipas classificadas, o melhor resultado foi alcançado pelas alunas Beatriz Rodrigues (7.º/9.ª) e Rita Fernandes (7.º/9.ª) com o 12.º lugar. De qualquer forma, parabéns às duas alunas pela sua participação, bem como aos restantes colegas e alunos do clube que participaram na corrida.

Relativamente à participação dos alunos do clube no concurso "Sol e Energia: o Sol Quando Nasce É para Todos", promovido pelo CCVA, ainda se aguardam os resultados.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

VI Corrida de Carrinhos Solares (24 de Maio)

Durante o 3.º período, os alunos do clube, organizados em grupos de um ou mais elementos, estiveram a preparar a sua participação na VI Corrida de Carrinhos Solares (na forma de protótipos de carrinhos solares), organizada pelo Ecoclube da escola em colaboração com o CCVA.  

A corrida ocorreu a 24 de Maio, no campo de futebol da escola, contando com grande adesão da comunidade escolar, tendo os alunos do clube participado com grande entusiasmo, sendo disso exemplo as seguintes fotografias.

 
A competição dividiu-se em duas categorias, de acordo com a tensão das células fotovoltaicas utilizadas (1 V e 1,5 V), sendo que cada carrinho só podia utilizar uma célula.

Após a corrida, vários grupos de alunos do clube procuraram melhorar os respectivos protótipos de modo a poderem participar com mais chances de sucesso no Concurso "Sol e Energia: o Sol Quando Nasce É para Todos", promovido pelo CCVA.

terça-feira, 12 de julho de 2011

II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências

A 11 de Maio realizaram-se as II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências, onde participaram vários alunos do clube, quer no escalão do 7.º ano, quer no escalão do 8.º ano de escolaridade.

As Olimpíadas em Ciências versam sobre matérias dadas nas disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais e enquadram-se no Projecto "Do Micro ao Macro" (visando a promoção da qualidade e excelência das aprendizagens dos alunos), desenvolvido pela escola no âmbito do Eixo 2 do PAPSE (Programa de Apoio a Projectos Socioeducativos) da Câmara Municipal da Amadora.

A (re)formulação das questões de Físico-Química relativas ao 7.º e 8.º anos ficaram a cargo dos professores do clube, tendo a prof.ª Laura Pinto (em conjunto com a prof.ª Lia Marujo) sido responsável pelas questões do 7.º ano de escolaridade e o prof. Orlando R. Gonçalves pelas questões do 8.º ano.

Os resultados obtidos pelos alunos inscritos no clube foram muito bons, nomeadamente no 8.º ano, uma vez que os cinco primeiros classificados eram todos alunos do clube. As classificações obtidas, até ao 5.º lugar, pelos alunos do clube foram então as seguintes:

7.º Ano de Escolaridade (classificações dos alunos do clube)
  • 1.º lugar: Pedro Santos, n.º 22 (7.º/4.ª)
  • 3.º lugar: Ricardo Peres, n.º 26 (7.º/3.ª).
8.º Ano de Escolaridade (classificações dos alunos do clube)
  • 1.º lugar: João Carlos, n.º 11 (8.º/6.ª)
  • 2.º lugar: João Pedro, n.º 12 (8.º/6.ª)
  • 3.º lugar: Jéssica Soares, n.º 29 (8.º/7.ª)
  • 4.º lugar: José Rafael, n.º 14 (8.º/6.ª)
  • 5.º lugar: Jeenal Mangi, n.º 9 (8.º/6.ª). 
Muitos parabéns, então, a todos os alunos do clube pela sua participação nas II Olimpíadas Roque Gameiro em Ciências!

    Visita de estudo ao Museu da Electricidade (em Belém)

    A 6 de Maio, os alunos do 7.º ano do clube foram em visita de estudo ao Museu da Electricidade, da Fundação EDP, tendo a visita incidido sobre o tema das Energias Renováveis.

    A visita começou com uma introdução ao estudo da electricidade ao longo dos séculos, complementada com experiências de carácter demonstrativo. De seguida, foram ainda realizadas simulações sobre a utilização de energias renováveis como a energia solar e a eólica.

    Na 2.ª parte da visita, foi explicado aos alunos como funcionava antigamente o museu, nos tempos em que era a Central Termoeléctrica de Lisboa, chamando-se a atenção para as condições de trabalho na altura. De seguida, os alunos puderam visitar as várias áreas do museu, realizando ainda algumas experiências sobre electricidade no final da visita.

    Algumas das fotografias tiradas na visita podem ser visualizadas abaixo.
    





    domingo, 10 de julho de 2011

    Sangue falso (uma reacção química para "vampiros")

    Uma experiência visualmente interessante de fazer, e que pode ser utilizada no Carnaval ou no Halloween, é a produção do tiocianeto férrico, [FeSCN]2+, um ião complexo com uma cor vermelho sangue característica.

    O [FeSCN]2+ pode obter-se por reacção entre uma solução aquosa de FeCl3 (cor castanha) e uma solução aquosa de KSCN (incolor). Estas soluções são fáceis de preparar, todavia, devem ser sempre diluídas, porquanto o FeCl3 e o KSCN são ambos nocivos, especialmente se ingeridos.

    Esta reacção é utilizada, p. ex., no cinema para simular cortes ou estigmas. Para isso passa-se na zona da pele em que se quer fazer aparecer o "sangue" (que não pode ter feridas abertas) algodão embebido na solução de KSCN, enquanto que o objecto que vai simular o corte (uma faca de Carnaval, p. ex.) foi passado na solução de FeCl3. Ao entrarem em contacto, as duas soluções reagem automaticamente originando a cor característica do sangue (devida ao ião [FeSCN]2+), dando assim a ilusão perfeita de um corte verdadeiro.

    Esta experiência foi realizada no clube de ciências pelos alunos do horário de 6.ª-feira, dando conta disso as fotografias que se apresentam a seguir:


    NOTA IMPORTANTE: Depois de feita a reacção, a zona da pele em que se fez aparecer o sangue deve ser bem lavada, de modo a não subsistirem restos das soluções de KSCN(aq) e FeCl3(aq).

    quarta-feira, 29 de junho de 2011

    Visita de estudo/actividade "Egglander" (CCVA)

    A 27 e 28 de Abril realizou-se mais uma visita ao Centro de Ciência Viva da Amadora (CCVA), neste caso, para a realização da actividade "Egglander" com os alunos do 7.º ano de escolaridade inscritos no clube de ciências.

    A actividade foi realizada sob orientação dos monitores do CCVA (aos quais os professores do clube agradecem desde já)  e contou com uma forte adesão por parte de todos os alunos envolvidos, consistindo na construção de um protótipo para fazer aterrar em segurança uma "sonda espacial" especial: um ovo de galinha. O grupo vencedor da actividade era aquele que conseguisse fazer aterrar a "sonda" em segurança, com a maior economia de meios.

    Algumas das fotografias tiradas a documentar a actividade são apresentadas abaixo.







    segunda-feira, 27 de junho de 2011

    Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia" (2 a 20 de Maio)

    Entre 2 e 20 de Maio, decorreu-se na sala polivalente da escola o culminar de um dos projectos-chaves do clube, no presente ano lectivo: a Exposição "Ver o Invisível: a Imagem na Arte, Ciência e Tecnologia".

    As fotografias da exposição, dividida em sete módulos (Nos Limites da Física, Química: Viagem ao Mundo de Lilliput, Da Terra ao Universo Infinito, Batalha pela Vida, Arte & Ciência, Arte & Engenharia: Grandes Obras da Humanidade e Múltiplos Olhares), podem ser visualizadas abaixo. O último módulo (Múltiplos Olhares) consistiu inteiramente de fotografias tiradas pela aluna Joana Raimundo (da turma 7.º/3.ª) e pelo seu pai, escolhidas pelos restantes alunos do clube, dentre as várias fotografias colocadas a votação.

    Pelo seu contributo imprescindível à concretização da exposição, os professores do clube agradecem a todos os alunos do clube (e respectivos pais e encarregados de educação), com especial destaque para a aluna Joana Raimundo e o seu pai, pelos motivos supracitados.