No âmbito do Dia do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, realizado a 13 de Junho, o Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer, em colaboração com o Grupo de Física e Química da escola, dinamizou a actividade "Laboratório Aberto de Físico-Química", este ano dirigida a alunos do 5.º ano do agrupamento escolar.
A actividade contou com a colaboração de vários alunos do clube (das turmas 8.º/3.ª e 8.º/4ª, no turno da manhã, e da turma 9.º/6.ª, no turno da tarde) que, tal como em anos anteriores, desempenharam a função de monitores das várias experiências montadas.
Abaixo apresentam-se algumas fotografias ilustrativas das experiências realizadas durante as sessões do Laboratório Aberto, na sala E.7.1.
Tal como no ano lectivo anterior, a adesão do público-alvo às actividades implementadas revelou-se extremamente satisfatória, sendo de realçar ainda a disponibilidade do aluno Gonçalo Esteves (turma 8.º/4.ª) do Clube de Ciências, que, enquanto monitor de várias das experiências realizadas, esteve presente em todas as sessões do Laboratório Aberto, quer no período da manhã, quer no período da tarde.
Promovendo o ensino das Ciências através de projectos de aprendizagem activa
sábado, 29 de setembro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Velas aromáticas artesanais
Outro miniprojecto orientado pela prof.ª Laura Pinto, e desenvolvido pela aluna Joana Raimundo (da turma 8.º/3.ª), foi o fabrico de velas aromáticas artesanais a partir de velas usadas e óleo alimentar usado (para saber mais sobre a importância da reciclagem do óleo alimentar e como aproveitar o óleo usado na fabricação de velas aromáticas ver aqui e aqui).
Tal como no caso do miniprojecto "fabrico de uma pasta de dentes artesanal", também este trabalho foi apresentado na Exposição AMADORA EDUCA 2012 [decorrida entre 30 de Maio e 3 de Junho], integrando o ateliê de velas aromáticas organizado pelo Clube do Ambiente/Programa Eco-escolas da escola no stand do agrupamento escolar.
Os materiais utilizados no projecto foram os seguintes:
- óleo alimentar (previamente filtrado);
- óleo de essência aromática;
- coador para filtrar o óleo;
- recipiente metálico (fervedor);
- formas de alumínio e fio de algodão (para o pavio das velas novas);
- placa de aquecimento.
As etapas do procedimento experimental seguido pela aluna podem ser facilmente visualizadas nas fotografias seguintes:
Além da parte prática do miniprojecto, a aluna elaborou ainda um póster científico (exposto no stand da escola no AMADORA EDUCA) e um relatório como registos escritos do trabalho de projecto realizado no clube no ano lectivo 2011/2012.
3. Verter a cera derretida para os moldes pretendidos (neste caso, formas de alumínio).
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4. Inserir os pavios na cera derretida, suspendendo-os com recurso a molas da roupa. Deixar a cera arrefecer, até as velas solidificarem nas formas.
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5. O resultado final do projecto: 4 velas aromáticas artesanais (sólidas) e prontas a a usar. |
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Actividades experimentais do clube,
AMADORA EDUCA
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Olimpíadas de Química Júnior 2012 (8ª edição)
Além dos projectos científicos desenvolvidos pelos alunos, e subsequente participação em eventos como a VI Mostra Nacional de Ciência e a Exposição AMADORA EDUCA 2012, o Clube de Ciências, por via do aluno Pedro Reis (da turma 9.º/7.ª), participou também na 8.ª edição das Olimpíadas de Química Júnior (para alunos do 3.º ciclo do ensino básico), organizadas pela Sociedade Portuguesa de Química.
Fazendo equipa com mais duas colegas do 9.º ano, Jéssica Soares (turma 9.º/7.ª) e Raquel Gama (turma 9.º/4.ª) [não inscritas no clube], os três alunos foram orientados pela prof.ª Laura Pinto, do Clube de Ciências, e pela prof.ª Maria João Esteves, do Grupo de Física e Química da escola.
A participação desenvolveu-se por várias etapas, tendo os alunos vencido a semi-final, que se realizou a 14 de Abril, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), e a final da competição, realizada a 5 de Maio no campus da Alameda do Instituto Superior Técnico (IST).
Parabéns, pois, aos alunos e às professoras envolvidas pelos excelentes resultados obtidos, tanto mais relevantes quanto esta foi a 1.ª participação da escola (e do clube) em olimpíadas desta área disciplinar.
As fotografias abaixo ilustram alguns dos momentos passados na semi-final e na final da competição.
1. Pátio de entrada do edifício C8 da FCUL.
[semi-final, 14 de Abril].
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2. Actividades experimentais de química na FCUL.
[semi-final, 14 de Abril].
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3. Actividades experimentais de química na FCUL (continuação).
[semi-final, 14 de Abril].
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4. Sessão de demonstrações com azoto líquido (auditório do IST).
[final, 5 de Maio].
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5. Sessão de demonstrações com azoto líquido (auditório do IST).
[final, 5 de Maio].
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6. Sessão de demonstrações com azoto líquido (auditório do IST).
[final, 5 de Maio].
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7. Cerimónia de entrega do 1.º lugar nas Olimpíadas de Química Júnior 2012.
[final, 5 de Maio].
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OLIMPÍADAS de QUÍMICA Júnior
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Pasta de dentes artesanal
Sob orientação da prof.ª Laura Pinto, as alunas Catarina Lopes, Diana Augusto e Filipa Lopes (todas da turma 7.º/6.ª), desenvolveram o seu miniprojecto de ciências (apresentado sob a forma de póster no stand do agrupamento escolar na Exposição AMADORA EDUCA 2012 [30 Mai. a 3 Jun.]), consistindo no fabrico de pasta de dentes artesanal a partir dos ingredientes abaixo indicados (um protocolo mais completo deste tipo de experiência pode ser encontrado aqui):
- bicarbonato de sódio (NaHCO3);
- sal de cozinha;
- glicerina farmacêutica (C3H5(OH)3));
- corante alimentar e/ou essência alimentar, dependendo do gosto ou efeito visual pretendido.
O procedimento experimental seguido pelas alunas é muito simples, estando exemplificado nas fotografias abaixo:
1. Misturar bem no gobelé o bicarbonato com o sal, adicionando de seguida a glicerina.
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3. Guardar a pasta num gobelé devidamente tapado, num lugar fresco e arejado, longe da exposição solar. Com o tempo a pasta pode ficar dura, mas isso não significa que esta tenha ficado estragada.
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Além do póster e da parte prática, as alunas aprenderam ainda outras etapas na realização dum trabalho de projecto científico, nomeadamente a elaboração do relatório de grupo.
Dada a idade das alunas, o contacto ainda inicial com o Clube de Ciências e a não participação em eventos como a Mostra Nacional de Ciência, este miniprojecto não foi sujeito a qualquer tipo de avaliação, como sucedeu com os projectos dos colegas mais velhos do 9.º ano, orientados pelo prof. Orlando R. Gonçalves.
Ainda assim, e dado o empenho demonstrado pelas alunas, pode dizer-se que os objectivos do seu projecto foram cumpridos com sucesso, esperando-se que as mesmas tenham ficado a gostar mais das ciências físico-químicas e a encarar a Ciência como um processo que se faz eminentemente com as mãos na massa...
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quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Construção de um detector de movimentos a laser
Outro projecto orientado pelo prof. Orlando Gonçalves, com vista à participação na VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, foi a construção de um detector de movimentos a laser pelos alunos João Gil Ferreira (da turma 9.º/5.ª) e Alexandre Coelho, Jéssica Nunes e Mariana Costa (da turma 9.º/6.ª).
Fruto do interesse deste grupo de alunos pela área da electrónica (ver o website feira de ciências para um conjunto de tutoriais sobre electrónica básica), a construção do detector foi precedida pela tentativa de construção de um outro detector: um detector de metais para 'caça ao tessouro', que não foi bem sucedida dada a impossibilidade de obtenção de uma das peças-chave do respectivo circuito electrónico: o circuito integrado CS209A.
Após discussão de ideias e pesquisa na internet, em especial no website www.instructables.com, os alunos decidiram-se pela construção dum detector de movimentos com sensor de laser e sirene, i. é, um circuito de alarme contra intrusos como o que se pode ver no seguinte vídeo (embora o projecto desenvolvido pelos alunos seja ligeiramente diferente):
O material utilizado pelos alunos pode ser visualizado abaixo (todo ele de baixo custo e fácil de adquirir): 
- sirene de 100 dB;
- resistência variável de 5 kΩ;
- transístor 2N3904 (de tipo npn);
- resistência variável com a luz (LDR);
- placa de circuito;
- condensador de 1000 μF;
- pilha de 9V GRUNDIG.
A montagem do circuito (ilustrada nas duas fotografias acima) começou pela ligação dos fios de ligação, da pilha, do condensador e do LDR à placa de circuito, de molde a conectá-los à sirene. Numa 2.ª fase, procedeu-se a soldagem dos vários componentes na placa de circuito, obtendo-se como resultado final (após acabamentos estéticos) o projecto visível na fotografia abaixo (laser + caixa preta contendo o circuito detector), totalmente funcional!
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra (20 de Março)
A 20 de Março, os alunos inscritos no horário da prof.ª Laura Pinto participaram numa visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Sintra (CCVSintra), onde puderam realizar as actividades dos 29 módulos interactivos do centro, distribuídos por cinco áreas temáticas (Água, Corpo Humano, Fenómenos da Física e da Química, Ambiente e Astronomia).
Para além das actividades anteriores, os alunos participaram também em duas actividades conduzidas por colaboradores do CCVSintra, directamente relacionadas com conteúdos abordados na disciplina de Físico-Química do 8.º ano, a saber: reacções de precipitação e de ácido-base. A escolha dessas actividades residiu no facto de a maioria dos alunos na visita serem do 8.º ano de escolaridade.
A balanço da visita resultou bastante positivo, dada a adesão e gosto demonstrado pelos alunos na realização das várias actividades propostas.
Abaixo apresentam-se algumas fotografias ilustrativas da visita de estudo ao CCVSintra.
Para além das actividades anteriores, os alunos participaram também em duas actividades conduzidas por colaboradores do CCVSintra, directamente relacionadas com conteúdos abordados na disciplina de Físico-Química do 8.º ano, a saber: reacções de precipitação e de ácido-base. A escolha dessas actividades residiu no facto de a maioria dos alunos na visita serem do 8.º ano de escolaridade.
A balanço da visita resultou bastante positivo, dada a adesão e gosto demonstrado pelos alunos na realização das várias actividades propostas.
Abaixo apresentam-se algumas fotografias ilustrativas da visita de estudo ao CCVSintra.
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Visitas de estudo do clube
domingo, 19 de agosto de 2012
Exposição e demonstrações de Química no espaço polivalente (13 e 20 de Março)
De 12 a 23 de Março, esteve patente no espaço polivalente da escola uma exposição sobre Química, originalmente apresentada na Festa do Avante, em Setembro de 2011, a propósito da celebração do Ano Internacional da Química (ver aqui e aqui para mais detalhes).
A par da exposição, nos dias 13 e 20 de Março, os alunos do Clube de Ciências inscritos no horário da prof.ª Laura Pinto, foram responsáveis por várias actividades experimentais de demonstração de conceitos de Química direccionadas a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do agrupamento escolar. As referidas actividades incluíram:
As actividades realizadas nos dois dias decorreram bastante bem, sendo disso ilustração as fotografias abaixo.
A par da exposição, nos dias 13 e 20 de Março, os alunos do Clube de Ciências inscritos no horário da prof.ª Laura Pinto, foram responsáveis por várias actividades experimentais de demonstração de conceitos de Química direccionadas a alunos dos 1.º e 2.º ciclos do agrupamento escolar. As referidas actividades incluíram:
- experiências de cromatografia em papel;
- reacções ácido-base de bicarbonato de sódio com vinagre (ver aqui para mais detalhes sobre esta reacção química);
- experiência do 'leite mágico' (ver aqui para mais detalhes sobre a expeiência);
- reacções envolvendo o uso de indicador(es) ácido-base com vista à escrita de "mensagens secretas", tornadas visíveis pela mudança de cor do(s) indicador(es).
As actividades realizadas nos dois dias decorreram bastante bem, sendo disso ilustração as fotografias abaixo.
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Actividades experimentais do clube,
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