quarta-feira, 3 de julho de 2013

Visita de estudo ao Media Lab - Centro Educativo do Diário de Notícias (7 de Dezembro de 2012)

No final do 1.º período, os professores coordenadores do Programa Eco-escolas (Marta Albuquerque), do Clube de Ciências (Orlando R. Gonçalves) e do Clube de Biologia (José Madeira) organizaram uma visita de estudo ao Centro Eucativo do Diário de Notícias - Media Lab, com as turmas 9.º/5.ª e 9.º/7.ª, tendo os alunos do 9.º ano do Clube de Ciências participado também na visita. A visita de estudo contou ainda com a presença da prof.ª de Português da turma 9.º/5.ª, Ana Paula Capela.

A visita de estudo, além de dar a conhecer a história de 145 anos do DN - através de uma breve visita guiada ao edifício do jornal e de um curto filme visionado no auditório -, englobou também a oficina de escrita científica "Falando de Ciências", onde os alunos produziram pequenos trabalhos jornalísticos sobre questões actuais e que fossem do seu agrado, dentro dos temas Ciência, Tecnologia e Ambiente (daí a conjugação de esforços do Clube de Ciências, do Clube de Biologia e do Programa Eco-escolas). 

Esta oficina foi de particular interesse para os alunos do Clube de Ciências, uma vez que os trabalhos de projecto por si desenvolvidos no clube incluíram sempre uma vertente de comunicação dos mesmos (compreendendo um relatório, um póster científico e a defesa pública dos respectivos projectos), com vista à participação na 7.ª Mostra Nacional de Ciência.

As fotografias abaixo documentam a visita de estudo, incidindo sobretudo na participação dos alunos do Clube de Ciências (sendo também visível a presença dos professores coordenadores dos três Projectos/Clubes do Agrupamento Escolar):

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Telefone de cordel: uma experiência clássica com ondas sonoras

Outro projecto realizado, no 2.º período, pelo grupo de alunos Os Comunicadores (Rúben Rocha, Luís CarlosRafael Anacleto (das turmas 7.º/8.ª e 7.º/6.ª, respectivamente) foi uma experiência (brincadeira) clássica de miúdos: a construção de um telefone de cordel... (ver o excerto abaixo do programa infantil Jornalinho de 1986, com o então coronel de artilharia do exército José Lúcio Ribeiro de Almeida):


Explicações mais detalhadas sobre a construção dum telefone de cordel e o modo como as ondas sonoras se propagam neste (fáceis de relacionar com a matéria de física do 8.º ano de escolaridade) podem ser encontrados aquiaqui.
Mais informações e material didáctico interactivo sobre ondas, som e luz podem ser encontrados no excelente website Sounds Amazing da Universidade de Salford, para quem se sente mais à vontade com o inglês.

A fotografia abaixo mostra os alunos do Clube a testarem um dos dois 'telefones de cordel' construídos (um de corda e o outro com fio de algodão), de modo a determinarem qual deles era o melhor transmissor de som.
Depois de vários ensaios realizados por todos os alunos do 7.º ano do Clube de Ciências, determinou-se que o telefone com fio de algodão era o melhor transmissor de ondas sonoras, muito provavelmente por ser um meio mecânico mais homogéneo e de maior elasticidade que a corda, mais fácil por isso de ser esticado.

Ambos os 'telefones' fizeram parte das experiências apresentadas/realizadas durante o Laboratório Aberto de Físico-Química (a 3 de Maio) e no stand do Agrupamento Escolar durante a Exposição AMADORA EDUCA 2013 (de 29 de Maio a 2 de Junho).


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ferrofluido: a desforra!!

Após tentativas falhadas em 2011 de produzir ferrofluido caseiro nas sessões do Clube de Ciências (ver aqui, para mais detalhes), no 1.º período deste ano lectivo, o grupo de alunos Os Fluidos, constituído pelos alunos da turma 7.º/8.ª Daniela Pedroso, Guilherme Pires e Nilson Ferreira, decidiu aceitar o desafio de voltar a este projecto, consultando deste vez o excelente website brasileiro Manual do Mundo e seguindo os procedimentos do vídeo abaixo:


A única diferença significativa em relação ao vídeo anterior foi a utilização de uma lamparina de álcool como fonte de ignição para queimar a lã de aço, tendo os alunos (finalmente!) obtido o resultado pretendido, não sem alguns precalços iniciais, fruto dalguma impaciência e falta de persistência em concretizarem o projecto de forma correcta. 
Três dos pontos críticos neste processo de produção do ferrofluido são:
  1.  a quantidade de óleo utilizado (tem de ser a suficiente para dar alguma mobilidade à mistura, algo que os alunos não se aperceberam de início);
  2. a magnetização da mistura, que ainda leva algum tempo e não deve ser feita "a despachar";
  3.  o cuidado em transferir o ferrofluido para o recipiente final e a posterior adição de água. AMBOS os PASSOS DEVEM SER REALIZADOS com CUIDADO, de modo a não comprometer todo o trabalho feito nos passos anteriores.
O trabalho efectuado pelo grupo de alunos pode ser conferido nas fotografias abaixo:

1. Magnetização do ferrofluido com um íman.
2. O aluno Nilson Ferreira a efectuar uma das várias etapas de magnetização.
3. Os alunos do grupo Os Fluidos a observarem a repulsão sentido pelo ferrofluido dentro de água, em resposta à aproximação dum íman.
No global, os alunos gostaram bastante do projecto (não obstante alguns dificuldades de relacionamento iniciais dentro do grupo) verificando-se, no entanto, que o ferrofluido produzido por este método não se presta a ser guardado por muito tempo, uma vez que as partículas de ferro enferrujaram com alguma rapidez dentro da água: tal situação inviabilizou a utilização deste projecto no Laboratório Aberto de Físico-Química e na Exposição AMADORA EDUCA 2013 (ao contrário do que estava inicialmente pensado), eventos realizados já no final do ano lectivo.

VIII Corrida de Carrinhos Solares/Dia do Agrupamento Escolar (3 Maio)

No mesmo dia em que ocorreu o Laboratório Aberto, entre as 11 e 13h, os alunos do Clube de Ciências do 7.º ano de escolaridade também participaram na VIII Corrida de Carrinhos Solares, tendo o grupo de alunos Os Comunicadores (Rúben Rocha, Luís Carlos e Rafael Anacleto) alcançado o 3.º lugar da competição, na categoria de alunos do 3.º ciclo. O outro grupo de alunos, Os Fluidos (Guilherme PiresDaniela Pedroso e Igor d'Almeida), ficou colocado em último lugar, porquanto o respectivo carrinho não se apresentou nas melhores condições a concurso...

Abaixo apresentam algumas fotografias relativas à participação dos alunos do clube na VIII Corrida de Carrinhos Solares.

1. A prof.ª Marta Albuquerque, coordenadora do Programa Eco-escolas da EB Roque Gameiro e membro do júri da VIII Corrida de Carrinhos Solares.
2. O grupo de alunos Os Comunicadores, com o carrinho que lhes permitiu alcançar o 3.º lugar da competição, entre os alunos do 3.º ciclo.

3. A entrega dos diplomas de participação aos elementos do grupo Os Comunicadores.
4. Os Comunicadores, com o seu carrinho solar e os diplomas do 3.º lugar conquistado.
5. Dois dos elementos do grupo Os Fluidos, com os respectivos diplomas de participação.
A seguir, também se apresenta um vídeo do carrinho construído pelo grupo de alunos Os Comunicadores, em andamento na pista onde decorreu a competição da VIII Corrida de Carrinhos Solares.


Parabéns pelo resultado alcançado Rúben, Luís e Rafael!
Relativamente aos alunos Guilherme, Daniela e Igor, o importante é terem participado, esperando sempre que a experiência sirva para melhores prestações em corridas futuras...

domingo, 23 de junho de 2013

Laboratório Aberto de Físico-Química 2013/Dia do Agrupamento Escolar (3 Maio)

Neste ano lectivo o Laboratório Aberto de Físico-Química decorreu a 3 de Maio, data escolhida para celebrar o Dia do Agrupamento Escolar, dia esse que agregou as actividades desenvolvidas pelos departamentos curriculares da EB Roque Gameiro e escolas do 1.º ciclo, geralmente realizadas em dias diferentes em anos lectivos anteriores.

Aberto a toda a comunidade escolar, o Laboratório Aberto de Físico-Química teve uma grande afluência de público, entre alunos, professores, pais e encarregados de educação e elementos do Órgão de Gestão do agrupamento escolar. Algumas fotografias das experiências efectuadas no laboratório podem ser vistas abaixo.
Uma das experiências que maior interesse despertou foi a visualização de ondas sonoras (puras e complexas) no osciloscópio...

1. Visualização dum som puro (som emitido pelo diapasão) no osciloscópio.
2. Visualização dum som complexo (voz de um aluno) no ecrã do osciloscópio.
Outra experiência com bastante adesão por parte dos alunos foi a bola de plasma, adquirida pelo Clube de Ciências para o Laboratório Aberto.
3. Efeito da bola de plasma em duas lâmpadas próximas: enquanto a lâmpada incandescente não acende, o material dentro da lâmpada fluorescente absorve as radiofrequências emitidas pela bola de plasma, provocando a emissão de luz visível pelo mesmo (mecanismo da fluorescência).
O grupo de alunos Os Poppers, do Clube de Ciências, também participou no Laboratório Aberto, fazendo a apresentação pública do seu projecto (ver fotografias e vídeo abaixo): um trabalho de estatística com o objectivo de tentar responder a uma questão colocada por Sir Karl Popper a propósito da famosa experiência da dupla fenda (ver aqui, para mais detalhes sobre esse projecto dos alunos). 
 








A reportagem efectuada pela TV Amadora sobre o Dia do Agrupamento também pode ser vista no vídeo abaixo.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vídeos didácticos: escalas e distâncias no Universo e formação da Terra

Retomando a actualização do blogue do Clube de Ciências, após um interregno de 4 meses (onde se devenvolveram várias actividades com impacto positivo para o clube, as quais se darão a conhecer em posts futuros), deixam-se a seguir dois vídeos relacionados com matérias de Físico-Química dos 7.º e 9.º anos de escolaridade, com bastante sucesso entre alunos de várias turmas da Escola Básica Roque Gameiro, sobretudo do 7.º ano.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Participação na VI MOSTRA NACIONAL de CIÊNCIA/20º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores (31 Maio a 3 Junho)

Culminando o objectivo principal do Clube de Ciências no ano lectivo 2011/2012 (para mais detalhes ver aqui), os projectos orientados pelo prof. Orlando R. Gonçalves:
ficaram apurados (entre 94 projectos e 235 alunos de escolas do país inteiro) para a final da VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores (na área científica de física), realizada entre 31 de Maio e 2 de Junho no Museu da Electricidade (em Belém, Lisboa).

Abaixo apresentam-se algumas fotografias ilustrativas da 1.ª participação do Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer  [único representante das escolas do concelho da Amadora] na referida Mostra, a maior feira/concurso de projectos de ciência desenvolvidos por jovens em Portugal.

Fig. 1: Alunos do Clube de Ciências participantes na VI Mostra Nacional de Ciência.
Fig. 2: Cartaz da edição 2012 do Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores.
Fig. 3: Localização na Mostra dos dois projectos do Clube de Ciências.
Nunca tendo participado em algo semelhante (e pese embora alguns esquecimentos de material no 2.º dia da Mostra), os alunos interiorizaram muito bem o espírito do concurso, defendendo não só os seus projectos durante as entrevistas do painel de jurados, mas aproveitando também para conviver com outros 'pequenos cientistas' numa salutar troca de experiências, essencial à desmistificação da Ciência como algo enfadonho e que só interessa a 'totós'!

No caso do projecto com a câmara de nevoeiro, é de se notar, no entanto, que a visualização das trajectórias das partículas alfa não foi possível de concretizar, não obstante os vários esforços levados a cabo pelos alunos desse projecto durante a Mostra, sendo de destacar, nesse aspecto, o empenho e determinação demonstrados pela aluna Jeenal Mangi.

Abaixo apresentam-se algumas fotografias dos stands e dos alunos dos dois projectos, durante a realização da Mostra.























As fotografias seguintes documentam outros momentos da Mostra, nomeadamente dois dos projectos premiados (um deles um projecto de física) e a sessão de encerramento da Mostra, que contou com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

Fig. 4: Entrevista dos alunos do projecto 'Construção de um Detector de Movimentos a Laser' com o prof. dr. Gaspar Barreira, presidente do júri da VI Mostra Nacional de Ciência.
Fig. 5: Momento de descontracção dos alunos do Clube, envolvendo a utilização do feixe laser do detector de movimentos no corredor do stand, como estratégia de interacção com o público.
Fig. 6: O projecto 'Às Voltas" com a Indução Electromagnética', 4.º classificado ex-aequo na Mostra Nacional de Ciência. Projecto de alunos da Escola Sec. de Amato Lusitano (Castelo Branco).
Fig. 7: O projecto 'Aterro de Maceda: uma Bomba Xenobiótica', menção honrosa (área das ciências da terra). Projecto de alunos da Escola Sec. de Júlio Dinis (Ovar).
Fig. 8: Sessão de encerramento/entrega de prémios aos projectos vencedores da VI Mostra Nacional de Ciência/20.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores.
Além dos dois projectos anteriores, mais dois poderiam ter sido levados a concurso, todavia, num caso por falta de responsabilidade das alunas envolvidas, noutro caso pela necessidade de mudança do tema do projecto numa altura demasiado próxima da realização da Mostra, nenhum deles ficou concluído a tempo de participar no certame.

Ainda assim, a 1.ª participação do Clube de Ciências Roque Gameiro Explorer na maior feira de ciências para alunos pré-universitários, em Portugal, saldou-se como bastante positiva, em especial pela experiência adquirida que irá beneficiar, sem sombra de dúvida, participações futuras!